Tate & Lyle amplia seu programa de estévia sustentável com Earthwatch

| Filed in:

Londres, Reino Unido, 24 de Agosto de 2022: Tate & Lyle PLC (Tate & Lyle) entrou na próxima fase de seu programa de sustentabilidade para a estévia, um edulcorante não artificial derivado de plantas, ao inscrever novos agricultores na China. O programa apoiará os agricultores participantes a implementar as melhores práticas identificadas na análise do ciclo de vida da estévia realizada em 2019 e verificadas pela empresa em uma fazenda piloto localizada em Dongtai, leste da China.

Líder mundial em soluções de ingredientes para alimentos e bebidas mais saudáveis, a Tate & Lyle realizou parceria com a instituição ambiental Earthwatch Europe (Earthwatch), trabalhando com a Universidade Agrícola de Nanjing, no leste da China, para desenvolver o programa que visa garantir que a indústria de estévia cresça de forma sustentável.

“Esta parceria, através de sua abordagem prática para testar mudanças e compartilhar conhecimento, envolveu os agricultores, incentivando-os a melhorar a sustentabilidade de suas práticas de cultivo. Reconhecemos a importância da resiliência da cadeia de suprimentos, portanto, apoiar os produtores e construir uma forte rede de fornecedores, ao mesmo tempo em que realizamos uma mudança real no meio ambiente, é uma prioridade. Estamos ansiosos para continuar a trabalhar com a Tate & Lyle para desenvolver este programa”, comenta Maria Pontes, Diretora de Programas e Parcerias da Earthwatch Europe.

O programa expandido segue o piloto realizado na fazenda em Dongtai em 2021, que se concentrou em melhorar os impactos ambientais e sociais da produção de estévia, com base nos resultados da análise de ciclo de vida da estévia realizada pela Tate & Lyle e Earthwatch concluída em 2019. O piloto de 2021 teve como objetivo reduzir os impactos do uso de fertilizantes e ajudar os agricultores a entender a saúde do solo por meio de testes regulares e diretos. Em seu primeiro ano completo, o programa piloto viu reduções promissoras em todas as nove categorias de impacto medidas em relação à linha de base, incluindo uma diminuição nas emissões de gases de efeito estufa e uma melhoria nas métricas relacionadas à qualidade da água local¹. O piloto também descobriu que o uso otimizado de fertilizantes pode influenciar positivamente a produtividade da estévia e o conteúdo de glicosídeo de esteviol, resultando em uma proporção maior dos componentes doces usados para fazer os ingredientes de estévia, verificando os resultados do estudo de 2019.

Ainda em 2022, uma associação de agricultores em Dongtai, província de Jiangsu localizada no leste da China, e outros agricultores de estévia em Linze, província de Gansu, implementarão as mudanças nas práticas agronômicas realizadas no ano passado e testarão mudanças adicionais para minimizar ainda mais sua pegada ambiental. Com o setor agrícola de estévia em um estágio relativamente inicial em sua adoção de práticas mais sustentáveis, este programa está ajudando a construir a base de evidências e demonstrar os impactos ambientais, sociais e econômicos positivos associados a essas mudanças.

“É muito importante envolver os agricultores na demonstração da aplicação de fertilizantes de liberação lenta nos cultivos de estévia, pois isso os ajuda a entender melhor e acreditar na tecnologia prática e seu valor, melhorando a confiança de que essa abordagem os beneficiará, o que, por sua vez, fará avançar o programa de sustentabilidade. Os agricultores participantes dizem que a aplicação otimizada da tecnologia de fertilizantes de liberação lenta em vez de várias aplicações de fertilizantes diferentes como eram realizados anteriormente, está facilitando o cultivo de estévia. Como podemos ver pelos resultados do piloto, essa abordagem também está beneficiando o meio ambiente e a produtividade do produto. Os agricultores participantes esperam que, por meio do programa da Tate & Lyle, possam introduzir outras soluções agrícolas eficientes para práticas agrícolas de estévia em diferentes seções da produção de mudas, manejo de campo e colheita, trazendo mais benefícios para suas fazendas”, disse o professor Luo, líder do projeto da Universidade Agrícola de Nanjing

Os produtores participantes serão apoiados para buscar a verificação relacionada à sustentabilidade de sua estévia por meio da Avaliação de Sustentabilidade Agrícola da Plataforma da Iniciativa de Agricultura Sustentável² e foram incentivados a assinar o Compromisso de Sustentabilidade do Fornecedor de Estévia da Tate & Lyle³, um compromisso de reduzir o impacto ambiental da produção de estévia. Os produtores que assinam o Compromisso serão ajudados a entender melhor seu impacto ambiental por meio de amostragem, avaliações e participação em oficinas com o objetivo claro de reduzir seu impacto ambiental, melhorar a produtividade e lucratividade, implementando as recomendações da análise realizada.

“Apoiar a agricultura sustentável está no centro de nossos planos para cumprir nosso compromisso de ser carbono zero até 2050, ajudar nossos clientes a cumprir a redução de carbono e construir uma próspera comunidade agrícola. Nosso programa de estévia na China resume nosso propósito em ação e está lançando as bases para o desenvolvimento sustentável da indústria. Estamos entusiasmados em compartilhar nossas lições e experiências para fortalecer a sustentabilidade na cadeia de fornecimento de estévia e ajudar os agricultores a liderar benefícios econômicos para suas comunidades”, finaliza Nick Hampton, CEO da Tate & Lyle.

1. O programa piloto de 2021 foi realizado em Dongtai, na província de Jianqsu, com foco no uso de fertilizantes e ajudando-os a entender a saúde do solo por meio de testes regulares e diretos. Em seu primeiro ano completo, foram identificadas reduções promissoras em todas as categorias de impacto medidas em relação à linha de base da análise do ciclo de vida de 2019, principalmente:

  • Redução de 16% na eutrofização, processo em que um corpo de água fica excessivamente enriquecido com nutrientes, diminuindo sua qualidade*
  • Uma redução de 13% no potencial de acidificação, a medida do aumento potencial da acidez de um ecossistema, que está ligada à redução da saúde do solo e da qualidade da água e menor rendimento das culturas*
  • Redução de 7% nas emissões de GEE.*

*Por libra de rebaudiosídeo A de estévia produzido.

  • Os resultados do programa de 2022 serão verificados através da realização de visitas às fazendas, análise de benefícios potenciais para agricultores e comunidades agrícolas, análise de plantas de estévia, condições do solo e glicosídeos de esteviol individuais.

2. Os produtores de estévia se beneficiarão de orientação durante todo o programa usando a Avaliação de Sustentabilidade Agrícola (FSA) da Plataforma da Iniciativa de Agricultura Sustentável (Plataforma SAI), que avalia a melhoria contínua das práticas agrícolas.

3. Um workshop de sustentabilidade da estévia foi realizado em janeiro de 2022 e contou com a participação de mais de 100 agricultores que assinaram o Compromisso de Sustentabilidade do Fornecedor de estévia.

 

Sobre Tate & Lyle

A Tate & Lyle é líder mundial em soluções de ingredientes para alimentos e bebidas mais saudáveis. Apoiados por nossa história de 160 anos de inovação de ingredientes, fazemos parcerias com clientes para oferecer aos consumidores escolhas mais saudáveis e saborosas quando comem e bebem. Estamos orgulhosos de que milhões de pessoas em todo o mundo consumam produtos que contenham nossos ingredientes todos os dias. Por meio de nossa experiência em adoçantes, paladar e fortificação, desenvolvemos soluções que reduzem açúcar, calorias e gorduras, adicionam fibras e proporcionam textura e estabilidade em categorias como bebidas, laticínios, panificação, sopas, molhos e temperos.

Temos mais de 3.500 funcionários trabalhando em 57 locais em 39 países. O propósito da Tate & Lyle é Transformar Vidas Através da Ciência da Alimentação e através do nosso propósito acreditamos que podemos crescer com sucesso nossos negócios e ter um impacto positivo na sociedade. Vivemos nosso propósito de três maneiras, apoiando uma vida saudável, construindo comunidades prósperas e cuidando do nosso planeta.

A Tate & Lyle está listada na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo TATE.L. American Depositary Receipts são negociados sob TATYY. No ano encerrado em 31 de março de 2022, a receita da Tate & Lyle com operações contínuas totalizou £ 1,4 bilhão. Para mais informações, visite https://www.tateandlyle.com ou siga Tate & Lyle no Twitter, LinkedIn ou Facebook.

 

Sobre Earthwatch Europe

Earthwatch Europe é uma instituição ambiental com a ciência em seu centro. Impulsionamos a mudança necessária para viver dentro de nossas possibilidades e em equilíbrio com a natureza. Fazemos isso pela: • Conexão de pessoas com o mundo natural • Monitoramento da saúde de nossos recursos naturais • Informação das ações que terão maior impacto positivo W: earthwatch.org.uk Sobre a Plataforma SAI Fundada em 2002, a Sustainable Agriculture Initiative Platform (SAI Platform) é uma organização global sem fins lucrativos que transforma a indústria de alimentos e bebidas para obter e produzir de forma mais sustentável.

Com mais de 160 membros, de empresas e organizações do setor de alimentos e bebidas, a SAI Platform está na vanguarda do pioneirismo na agricultura sustentável em todo o mundo. Os membros se reúnem em um ambiente colaborativo e interativo para compartilhar conhecimentos, criar soluções para desafios comuns e promover a agricultura sustentável. Ao desenvolver ferramentas no nível da fazenda e soluções business to business, a SAI Platform está permitindo que seus membros criem cadeias de suprimentos agrícolas seguras e resilientes.

O foco atual é em carne bovina, laticínios e culturas. As ferramentas inovadoras e focadas na indústria da SAI Platform, incluindo a Farm Sustainability Assessment (FSA), a Sustainable Dairy Partnership (SDP), a European Roundtable for Beef Sustainability (ERBS) e o programa atualmente em desenvolvimento para agricultura regenerativa estão levando a indústria a implementar mais práticas agrícolas sustentáveis e regenerativas, ao mesmo tempo em que agrega valor aos membros da SAI Platform, agricultores, suas comunidades e consumidores.

W: saiplatform.org